domingo, 4 de março de 2012

Mestre Zambi


Marcos Cezar Santos Gomes,Mestre Zambi.

Marcos Cezar Santos Gomes, filho de Elza dos Santos Gomes e Nemézio da Silva Gomes. Sua mãe é filha de índia com cigano, seu pai neto de africano legítimo. De uma família de quatro homens e duas mulheres, Zambi é o terceiro, nascido e criado no bairro da Ribeira, próximo à tradicional igreja do Bonfim, Salvador, Bahia. Sua infância foi comum, o seu pai era funcionário da Petrobrás e deu-lhe condições de estudo e prática desportiva. Aos onze anos, inicia-se na Capoeira de rua, onde os treinos na praia, nas garagens e os desfiles da primavera serviam de encontro para os mais dedicados. Nessa época já se ouvia falar de nomes como: Zé Mário, Nô, Angola, Diton, Um por Um, Alabama, Dinho, Fiinho, Murici (esse seu primeiro Mestre), Augustão, Zéu, Dinelson, Cutica, entre outras feras da zona Itapagipana. Zambi amante do desporto fez handebol, atletismo, natação, jiu-jitsu e dança afro. Com 17anos recebeu a medalha de melhor jogador de handebol juvenil no clube do Sesi e com 19 sagrou-se o melhor armador da sexta região Militar, quando serviu o exército por volta de 1981.
Neste período teve oportunidade de compor a equipa de capoeiristas das forças armadas, não quis, preferiu sair do quartel com o certificado de 01 categoria e seguir a sua vida como civil.
Passou um tempo a treinar com o Mestre Murici que inclusive era faixa preta de taekendo, e daí partiu para a Associação de Capoeira Mestre Bimba, tendo como mestres Mestre Vermelho 27 e Rubens Bamba, seu verdadeiro Mestre e responsável por sua formação. A história da turma do Bimba começou exatamente no dia 11 de Setembro de 1986 e dura até hoje, embora com seu próprio trabalho no bairro da Pedra Furada - Monte Serrat.Zambi formou-se professor em 1990, contra-mestre em 2000, hoje é mestre respeitado internacionalmente, tem um currículo invejável: é professor de Educação Física, professor da disciplina dos colégios Análise e Educandário Maria de Nazareth, além de ministrar aulas de capoeira e preparar para espetáculos internacionais os dançarinos do Balet Folclórico da Bahia, Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia e pós-graduando em psicopedagogia.
Zambi ensina Capoeira também aos cadetes da Academia de Polícia do Estado da Bahia e não abre mão da formação de seus alunos do Grupo Unicar, no Brasil e na Europa. Zambi viajou, pesquisou pelos estados das 05 regiões do Brasil. Jogou muito nas sedes dos maiores grupos, a exemplo da roda do Abadá, no bairro do Humaitá em 1989 com a presença do Mestre Camisa e seus alunos mais velhos da época.
Foi à Alemanha, Caribe, Polónia, Portugal, Espanha, Dinamarca e Noruega, fazendo shows e workshops. Em Salvador já ensinou em treze escolas particulares, tem um projecto social com 120 crianças, promove eventos desportivos como Biathlon (natação e corrida), durante 10 anos, gincanas, concursos, ”desfiles”, mini-olimpíadas e muito mais. Implantou a Capoeira na comunidade onde mora atualmente (Pedra Furada), mudou o conceito da Capoeira na Cidade Baixa, conseguiu unir e gerar um sentimento de união entre os grupos da Cidade baixa. Janeiro de 1993 funda a tradicional roda da ponta do Humaitá, juntamente com seu amigo Mola 07, essa acontece todo primeiro domingo de cada mês, chova ou faça sol, e já teve a presença de japoneses, americanos, alemães, poloneses, franceses, noruegueses e etc. Teve a honra de jogar com Mestre Alabama,Mestre Baiano e Hulk do Rio de Janeiro.
E por falar no Rio,Zambi esteve por lá muitas vezes e numa delas pintou na feira de Acari, participou da roda com Nacional e EFrain. Em Copacabana na roda da Senzala de Peixinho, com Mestre Ramos.
Mesmo desenvolvendo o trabalho num bairro pobre, Zambi realiza projetos fantásticos.


Atualmente Mestre Zambi cuida da Unicar(União Internacional de Capoeira Regional), fundada em 2003; actua como Presidente juntamente com os Mestres Marinheiro e Traíra em Salvador. E Mestres Nelsinho, Saguim e Professor Adão na Polónia, com o objectivo de resgatar, preservar e difundir a Capoeira Regional. A Unicar actua em 07 países, no total de quatro mil componentes.


 Licenciado em Educação física pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007). Especialização em Psicopedagogia- FETRAB/ACEB (2009). Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança - UFBA (2010). Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Superior - FETRAB/ACEB (em andamento). Especialização em Pós-graduação Docente- UNIJORGE, (em andamento) e Mestrando em Dança pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Atualmente é Docente do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), onde atua no curso de Pedagogia lecionando Metodologia da Ed. Física, Corporeidadade e Ludicidade e Estudos Biográficos e Docência e no curso de Educação Física leciona Metodologia da Dança, da Capoeira e do Atletismo. Também é Professor de Estudos de Capoeira da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB. Pesquisa Educação formal/informal e sua relação com a Capoeira, nas comunidades menos favorecidas de Salvador, além de participar do grupo de pesquisa CORPONECTIVIDADE da UFBA. Tem experiência como educador em escolas e ONGs, ênfase em Subárea: Dança / Especialidade: Capoeira.

 Depoimento pessoal: Um exemplo de humildade.

Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário