quinta-feira, 9 de maio de 2013

Treino bi-set



O sistema bi-set incorpora grupos ou sequencias de exercícios. Como o nome já diz, consiste em grupos de dois exercícios. Os exercícios executados são para o grande segmento corporal, como braços ou pernas, mas podem ser treinados diferentes grupos musculares. Pouco ou nenhum intervalo é utilizado, e normalmente três séries de cada exercício são executadas.



Bi-set alternada por segmento e musculatura. É uma série especial onde se realiza dois exercícios de forma direta, onde estes não sejam da mesma articulação. Por exemplo: em bi série, um exercício de membros superiores e um outro de membros inferiores.





















Bi-set do mesmo segmento alternada por musculatura. É a realização ou três exercícios de forma direta, onde estes sejam da mesma articulação. Por exemplo: em bi série, dois exercícios de membros superiores porém um sendo de peitoral e o outro sendo de Bíceps.














 
 
 
 



Bi-set do mesmo segmento e musculatura. É a realização de dois exercícios de forma direta, onde estes sejam da mesma articulação e executantes no mesmo grupo muscular. Por exemplo: em bi série, dois exercícios de membros superiores utilizando o mesmo grupamento muscular. Exemplo: dois exercícios combinados para peito. 











Para quem e para quê.

O treino bi-set é para pessoas que não possuem muito tempo para realizar exercícios físicos, devido à correria do mundo moderno, mas lembrando de que este método de treino deve ser aplicado a alunos que já tenham um nível de treino intermediário ao avançado, pois iniciante precisa de melhor condicionamento e fortalecimento de seus músculos, articulações e tendões, mas depende do orientador físico qualificar o melhor treino para seu aluno, se o mesmo achar que o aluno apresenta condições para executar o treino então deverá ser aplicado, não se esquecendo de que o professor de educação física é qualificado para está avaliação.

O método bi-set pode ser aplicado para treinos de resistência muscular localizada, definição muscular, hipertrofia muscular, pois o que condiz para o tipo de treino é a intensidade, densidade e volume de treinamento, ou seja, o que determina se o treino vai ser hipertrofia ou qualquer outro é a intensidade que nada mais é a quantidade de peso que é utilizado nas repetições, à densidade que é o tempo de recuperação do exercício e o volume que são as séries e repetições aplicadas ao treino. Então no método bi-set pode ser realizado para vários tipos de treinos dependendo do objetivo de cada aluno.






Fontes de pesquisa:
GENTIL, Paulo. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
FLECK, S. J; KRAEMER,W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Porto Alegre: Artes Medicas: 1999.
DELAVIER, Frédéric; Guia dos Movimentos de Musculação: Abordagem Anatômica. 2º ed. São Paulo – Editora Manole – 2.000.












quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dr Gustav Zander e os primeiros aparelhos de musculação.



Dr. Gustav Zander (1835-1920) , foi um médico e professor de ginástica na Suécia que invenou os primeiros equipamentos de uma academia moderna, com pesos ajustáveis e alavancas, abrindo um instituto de treinamento em 1865. Ele desenvolveu a idéia de que grupos específicos de músculos, quando acionandos mecanicamente através de um aparelho de ginástica, poderiam ser treinados em doses mais exatas.


Ele construiu vários dispositivos que permitiam movimento constante e regular de partes individuais do corpo humano, bem como certos dispositivos que substituíram a massagem manual. Ele acreditava que pessoas que precisavam de ginástica médica poderiam ser tratadas de forma mais eficiente com a ajuda de máquinas. Sua abordagem mecanicista pode ser entendida no contexto da recente industrialização que rapidamente tomou conta sobre a Europa naquele período.









Depois de uma apresentação de muito sucesso nas exposições mundiais em Filadélfia (1876) e em Paris (1878), o método Zander, como ficou conhecido, logo pegou no mundo da medicina e muitos dos chamados Zander-Institutes (que eram muito parecidos com os centros de fitness nos dias de hoje) surgiu na maioria das grandes cidades de vários países europeus. No seu auge, em 1911, havia 202 Zander-Institutes espalhados pelo mundo.


       
O que hoje mais parece uma linha de montagem de uma fábrica do início da Revolução Industrial, era na verdade um moderno centro de ginástica com aparelhagem tecnológica muito avançada para os padrões da época, comparados hoje com as modernas academias de fitness.








 Nestes institutos os professores de educação física, e os médicos trabalhavam em conjunto. Este foi considerado um grande salto para o desenvolvimento da Educação Física e da Fisioterapia , uma vez que o domínio de ginástica médica foi uma área fortemente contestada no campo de trabalho do último quarto do século XIX. 


Infelizmente, com a I Grande Guerra e, logo após, a Grande Depressão de 1929 os institutos perderam força e foram fechados em vários países ressurgindo na década de 50 no Pós Guerra.  






 






Diversos aparelhos modernos de musculação que vemos nas academias que frequentamos hoje são basicamente inspirados nos aparelhos que foram desenvolvidos pelo Dr. Gustav Zander.
























Sua obra ainda é desconhecida por grande público de profissionais de Educação Física e Fisioterapia e muito carente de pesquisas sobre suas técnicas terapêuticas. Porém, pelo pouco que sabemos, é inegável o legado do Dr. Zander para o desenvolvimento de técnicas de reabilitação, condicionamento físico que são empregadas até os dias de hoje.





FONTES:

Artigos:

FISCHINGER .Doctor Zander's Medico-Mechanical Institute in Opatija. Fischinger J, Fischinger A, Fischinger D.2009.Disponivel em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20500008.  Acesso em:17/10/2014.

TERLOUW. T. The rise and fall of Zander-Institutes around 1900 in The Netherlands.2004.Disponivel em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15648117. Acesso em:17/10/2014.            
Na web:

http://www.mainpost.de/regional/bad-kissingen/Als-Fitnessstudios-Institute-waren;art766,5869444